São Paulo, domingo, 7 de maio de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Agência une pessoas para viagens mais baratas

NELSON BLECHER
DA REPORTAGEM LOCAL

Para se filiar ao Free People Travel Club a única condição é ser avulso, mas não se portar como eremita. 5.000 brasileiros estão cadastrados.
O clube é, na verdade, um engenhoso marketing bolado por um agência paulistana com apelo de fazer amigos e turismo por um preço mais barato.
``Uma pessoa sozinha chega a pagar o dobro em determinadas viagens", diz Milton Sanches, 48, presidente da operadora World Map, que faturou US$ 3 milhões em 1994. ``Se optar pelo Free People, a pessoas pode dividir a cabine dupla do navio."
Sem pagar qualquer taxa, o ``single" preenche uma ficha de inscrição na qual estão relacionados dados pessoais e passa a receber mala direta com os roteiros.
Pouco antes da viagem escolhida, é convidado para uma reunião, onde, entre drinques e salgadinhos, é apresentado ao companheiro de cabine ou apartamento, do mesmo sexo.
No cadastro do clube predominam profissionais liberais, na faixa de 25 a 50 anos. O público feminino ocupa dois terços das fichas. ``Pode escrever: eles são sempre o grupo mais animado do navio", diz Sanches.
Segundo ele tudo é motivo de brincadeira. O passageiro que perdeu a mala vira atração no improvisado show de talentos humorísticos.
``Não sai muito namoro", diz Sanches. ``Esse pessoal é convicto. Quer mesmo é se divertir e depois voltar a viver sozinho." Do contrário, o negócio do clube correria risco de ir a pique.
A maioria (60%) navega rumo ao Caribe, numa média de 50 pessoas por mês. Há também roteiros para Porto Seguro, Maceió e Natal.
(NB)

Texto Anterior: 'Namoro para não entrar em pânico'
Próximo Texto: Livro revela o aprendizado com a solidão total
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.