São Paulo, domingo, 7 de maio de 1995
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Lugares 'micados' arruinam programa

ANA BEATRIZ BRISOLA
FREE-LANCE PARA A FOLHA

Lugares `micados' arruinam programa
Pilastras e outros `obstáculos' atrapalham espectador
Nem sempre desembolsar muito dinheiro para assistir a um show implica conseguir um lugar confortável. Muitas casas de São Paulo apresentam lugares ``micados", com, por exemplo, uma pilastra no campo de visão ou mesmo cadeiras de costas para o palco.
Hoje em dia, um espetáculo de música é um programa que exige não apenas disposição -para enfrentar as filas, atrasos, guardadores de carros etc.-, mas também uma boa dose de sorte.
Micos
Depois de duas horas e 15 minutos esperando na fila, a estudante Ana Patrícia Siqueira, 19, conseguiu finalmente comprar seu ingresso para o show da Marisa Monte no Palace, no último dia 27 de abril. Mesa 1601, setor 3 (R$ 30 na ocasião, comprado a R$ 15 com meia-entrada).
Estava satisfeita, apesar de ter conseguido apenas um lugar lateral e no fundo. Mas, quando sentou, teve a desagradável surpresa de descobrir que havia uma coluna bem à sua frente, encobrindo exatamente o meio do palco.
``Vou me ajeitar e procurar ver o show", tentou se conformar a fã. ``Só acho que eles deveriam pelo menos alertar o cliente, dar a opção de escolher; se soubesse, mudaria de lugar", diz.
Já os empresários Fabiana Frederich, 21, e Tyrone Brito, 27, partiram para o consolo ``poderia ser pior". ``Dá pra ver pelo menos o microfone", disse Frederich, referindo-se a seu lugar na mesa 1602.
Disposição também é encontrar um lado bom mesmo depois de enfrentar fila, ouvir na bilheteria que o lugar era bom e descobrir a coluna à sua frente.
Falsa comodidade
O desconforto não fica só nas mesas mais baratas. Nos camarotes do Olympia, por exemplo, também há problemas.
Os camarotes que ficam no fundo e no alto, apesar de custarem o mesmo preço que os mais ``privilegiados" (R$ 45 no show do Fábio Jr., sem direito a meia-entrada, que a casa nega aos estudantes), têm uma visão mais distante do que a de uma mesa razoável do setor mais barato.
No Palace, os camarotes laterais têm algumas cadeiras que ficam de costas para o palco. Fernanda Leo Pardo, 20, e Ariane Lorenzini, 15, foram ``premiadas" com eles.
``Está péssimo", reclamava Ariane. ``Esperava bem mais de um camarote a R$ 80". Apesar do contorcionismo, Fernanda estava se divertindo: ``Pelo menos estou aqui bebendo".
Ângela Leo Pardo, 43, foi quem comprou os ingressos. Ela diz que acabou decidindo encarar a fila porque a venda por telefone só começava depois e ela ficou com medo de não conseguir lugar.
Segundo ela, o medo de arriscar torna o serviço por telefone uma ``falsa comodidade".
Em casas menores, como a Bourbon Street Music Club e o Blue Night Jazz Bar, os micos são amenizados pela proximidade do palco.
No Blue Night apenas algumas mesas, que ficam no jardim, não têm visão para o palco, mas quem quiser ver o show pode ficar em pé. O que, aliás, acontece sempre que o show é mais animado e deixa o corredor ``meio complicado para circular", segundo o garçom da casa Nilton Borges, 31.
Na Bourbon, várias mesas laterais e algumas outras, todas pertencentes ao setor B, ficam atrás das muitas pilastras que fazem parte da decoração e iluminação da casa.
Nos mezaninos laterais, a grade dificulta a visão de quem está um pouco mais para trás, e, na parte frontal do mezanino, duas das mesas são exatamente atrás de uma parede.
Mas, quando a atração não é importante ou internacional, todas as mesas pagam o mesmo preço. Ou seja, o negócio é chegar cedo.
Compensações
Ao contrário dos ``micos", há lugares que compensam por não serem no setor mais caro, mas estarem bem situados. É o caso daquelas primeiras mesas de cada degrau divisório que, apesar de mais baratas, são muito melhores que as logo em frente.
Chegar antes também pode ajudar. Em uma mesma mesa, às vezes apenas um ou dois lugares têm a pilastra em posição ``estratégica".
Para evitar este tipo de situação é recomendável perguntar no momento da compra, especialmente se a mesa for lateral ou no fundo, se não há nenhum ``detalhe" no caminho que possa incomodar a visão do palco.

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