São Paulo, domingo, 7 de maio de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ENTENDA A ELEIÇÃO

ANDRÉ FONTENELLE
DE PARIS

1 - Quem vota hoje?
Os franceses maiores de 18 anos. Estrangeiros não têm direito. O voto é facultativo, mas é possível votar por procuração -preenchendo um formulário.
Não há cédula a marcar -dentro da cabine, o eleitor encontra boletins separados, cada um com o nome de um candidato. Ele escolhe um para pôr na urna.
2 - Para que cargos eletivos votam os franceses?
Hoje, só para presidente. No mês que vem se realizam eleições municipais. O novo presidente pode dissolver o Parlamento e convocar nova eleição.
4 - Como funciona o calendário eleitoral?
O primeiro turno foi em 23 de abril. Como ninguém teve maioria absoluta -o mesmo que ocorreu nas cinco eleições anteriores-, é realizado um segundo turno duas semanas depois. A posse do novo presidente está prevista para 20 de maio, mas é provável que François Mitterrand renuncie antes.
5 - Há propaganda eleitoral?
Há horário gratuito, só nas emissoras de TV estatais. Não há propaganda paga no rádio e na TV. Os cartazes devem ser colados em espaços reservados, regra nem sempre cumprida. As despesas de campanha não podem ultrapassar US$ 24,5 milhões.
(AFt)

Texto Anterior: Política renasceu, diz sociólogo
Próximo Texto: Mitterrand revela preocupação com herança
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.