São Paulo, domingo, 7 de maio de 1995
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Para críticos, vinho cheira mal

The Wall Street Journal
De Nova York

DO "THE WALL STREET JOURNAL"

``Você consegue sentir o cheiro de gaiola de cobaia? Eu não", disse ao jornal Simon Berry, comerciante de vinho no Reino Unido.
Ele comentava o termo usado por um crítico para descrever o aroma do vinho Hermitage 1989.
Segundo o jornal, uma guerra de palavras é travada entre comerciantes e produtores de vinhos e a nova geração de críticos -alguns dizem que é preciso que o Chateauneuf-du-Pape cheire a ``ovos podres". Um bom Borgonha deve lembrar ``titica de galinha".
``Isso é uma afetação. Não tem nada a ver com vinho e ofende as pessoas", disse ao jornal Hugh Johnson, o decano dos críticos de vinho da imprensa britânica.
Ele fala em harmonia e vitalidade. ``Quando leio velhas frases não sei se elas se referem a uma bebida agradável ou a papelão industrial", disse ao "Journal Robert Parker, ídolo da nova geração.
Parker faz sucesso usando frases como ``emocionantemente infantil", ``com um sabor decadente" e ``cheio de frutas doces e suculentas guiadas a laser" para descrever o que sente provando os vinhos.

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