São Paulo, quarta-feira, 10 de maio de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Governo quer privatização da Vale "inteira"

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

O ministro José Serra (Planejamento) afirmou ontem que a ``idéia prevalecente" do governo é privatizar a Companhia Vale do Rio Doce no seu conjunto, e não por partes. O governo começa a definir, na próxima semana, a forma de privatizá-la.
Segundo Serra, os termos de referência para a privatização serão entregues ainda esta semana à equipe do Programa Nacional de Desestatização, vinculado ao BNDES, para análise.
Serra não quis adiantar nada dos estudos. ``Se eu adianto alguma coisa e os termos mudam, no dia seguinte sai que o governo mudou de idéia".
Os estudos técnicos estão sendo concluídos pelo BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social). Eles serão analisados em reunião do Conselho Nacional de Desestatização, no Palácio do Planalto, na próxima semana.
A outra hipótese considerada seria privatizar a Vale em blocos, vendendo primeiro suas participações no capital de outras empresas.
O ministro afirma que a questão da privatização da Vale tem que ser feita ``cuidadosamente, corretamente, na essência e na aparência". Para ele, esta será a maior privatização do Brasil e, talvez, a maior da América Latina.
A intenção de Serra de privatizar a empresa em bloco coincide com as propostas do governador de Minas Gerais, Eduardo Azeredo (PSDB) e do presidente da empresa, José Francisco Schettino. Eles defenderam esta idéia nas comissões de Minas e Energia e de Transportes da Câmara, semana passada.
A Vale é uma holding com participação acionária no capital de quase 40 empresas menores, muitas delas já controladas pelo setor privado.
Além de extrair minério de ferro, a Vale produz bauxita, ouro e outros minerais. O grupo atua também na área industrial produzindo, por exemplo, aço, alumínio e celulose, além de controlar duas estradas de ferro.

Texto Anterior: Governo quer obter US$ 1,2 bi até agosto
Próximo Texto: Líder do governo no Senado prevê votação pelo plenário em junho
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.