São Paulo, quarta-feira, 10 de maio de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

CURIOSIDADES

CURIOSIDADES
Do total de mil títulos enviados pelos cem críticos de 27 países que participaram da votação, 434 filmes foram nomeados uma única vez.
Entre os diretores mais votados, o cineasta norte-americano John Ford aparece com 8 filmes, apesar de não ter nenhum entre os dez mais votados pela crítica mundial.
O grande vencedor, o diretor americano Orson Welles, teve mais quatro filmes citados, além de "Cidadão Kane": "Falstaff", "Siberba", "A Marca da Maldade" e "Othelo".
Dos cineastas brasileiros, três foram mencionados: Glauber Rocha, Nelson Pereira dos Santos e Joaquim Pedro de Andrade. Um voto foi para a obra completa de Glauber, dado pelo crítico do jornal "Novo Jornal de Cabo Verde", Felipe Correa de Sá.
O crítico português Manuel Costa e Silva insistiu em votar em um 11º filme. Gostaria que fosse incluído "Deus e o Diabo na Terra do Sol", do diretor Glauber Rocha.
Moniz Viana, crítico brasileiro, votou em quatro filmes do diretor americano John Ford.

Texto Anterior: UM VOTO DE INFIDELIDADE
Próximo Texto: Só se vê um filme com os próprios olhos
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.