São Paulo, quinta-feira, 11 de maio de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Aeroporto de Dallas, Texas, pede passagem

SILVIO CIOFFI
EDITOR DE TURISMO

O segundo mais movimentado aeroporto internacional do mundo, o Dallas/Fort Worth (DFW), no Texas, deve entrar na rota do passageiro brasileiro.
É que a American Airlines, maior companhia aérea norte-americana, está operando vôos diários para esse enorme complexo que, nos EUA, só é superado em número de operações (aterrissagens e decolagens) pelo aeroporto de Chicago O'Hare.
No ano passado cerca de 52,6 milhões de passageiros passaram pelo aeroporto de Dallas/Fort Worth, que hospeda o maior terminal da American Airlines e o segundo maior da Delta Airlines.
Serviço rápido, custos menores e localização estratégica no centro do território dos EUA são as vantagens apregoadas pela direção desse aeroporto, identificado mundialmente pela sigla DFW.
Com mais de 2.400 vôos diários que se destinam a 210 mercados diferentes -57 deles internacionais, servindo, além de São Paulo, cidades como Londres, Tóquio, Frankfurt, Paris, Hong Kong, Cidade do México, Toronto e Vancouver-, passaram por esse terminal aéreo em 1994 mais de 790 mil toneladas de carga.
Projeções para o futuro
Mas o aeroporto DFW, que nos seus 21 anos de existência colecionou alguns dos recordes mundiais da aviação, pode chegar ao ano 2000 com o título de aeroporto mais movimentado do mundo.
A previsão é da Administração Federal de Aviação (FAA), o órgão que regulamenta a aviação no território norte-americano.
A área do aeroporto DFW, 7.138 hectares -território maior do que a ilha de Manhattan, onde está Nova York-, é maior do que as dos aeroportos JFK de Nova York, O'Hare de Chicago e internacional de Los Angeles somadas.
Esse fator lhe dá vantagens sobre os demais e há quem projete para 2005 que cerca de 850 mil toneladas de carga devam passar pelo aeroporto DFW -total que exclui o correio aéreo.
Até 2010 esse mesmo terminal aéreo deverá ter movimento de 100 milhões de passageiros/ano e é provável que muitos deles sejam provenientes do Brasil.
Quem parte de São Paulo rumo a Dallas/Fort Worth em classe econômica encontra bilhetes promocionais válidos por um mínimo de sete e máximo de 21 dias por US$ 849, mas é preciso voltar até 15 de junho. Passagens válidas por dois meses custam US$ 1.242.

AMERICAN AIRLINES: tel. (011) 214-4000.

Texto Anterior: Testes alertam para a segurança das cadeirinhas
Próximo Texto: Castelo na Síria 'testemunhou' as Cruzadas
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.