São Paulo, sábado, 13 de maio de 1995
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Estado promete liberar rodovia no feriado

DA FOLHA VALE

O governo do Estado pretende liberar o tráfego no trecho interditado da rodovia Carvalho Pinto (Guararema/Taubaté) a partir do dia 14 de junho, véspera do feriado de Corpus Christi, dia 15.
Para liberar o tráfego no trecho interditado, entre a rodovia Ayrton Senna (antiga Trabalhadores) e o trevo de São José dos Campos, o Estado terá que investir pelo menos R$ 2,5 milhões.
A afirmação foi feita ontem pelo presidente do Dersa (Desenvolvimento Rodoviário S/A), Stanislav Feriancic, 48, no km 80, onde começa o trecho interditado.
O trecho está interditado desde o dia 5 de abril por causa de problemas de rachaduras no revestimento de um dos túneis.
A Carvalho Pinto é a principal via de acesso ao litoral norte em alternativa à Dutra. Ela dá acesso às cidades de Jacareí, São José, Caraguatatuba, Ubatuba, São Sebastião, Ilhabela, Caçapava, Taubaté e Campos do Jordão.
Segundo Feriancic, o investimento será feito para concluir as obras de fundação de um dos túneis para garantir que ele sirva como uma alternativa de tráfego em caso de outra possível interdição na rodovia.
O presidente do Dersa disse que os prazos de pagamento serão negociados com a empreiteira responsável pelo trecho interditado, CBPO (Companhia Brasileira de Projetos e Obras).
O secretário estadual de Transportes, Plínio Assmann, 61, disse que a liberação do tráfego na Carvalho Pinto foi antecipada em um dia por causa do feriado de Corpus Christi, em 15 de junho.
A diretora técnica da empresa Hidrobrasileira, Maria Beatriz Fernandes, garantiu o término das obras no prazo previsto. A empresa é a responsável pelo projeto da Carvalho Pinto e pelas avaliações sobre a segurança da rodovia.
Segundo Maria Beatriz, para liberar o túnel da pista direita do km 80 é preciso concluir a fundação do túnel da pista esquerda.
``A interdição foi proposta porque surgiram rachaduras e deslocamento no revestimento do túnel da pista direita. Esses problemas poderiam se agravar por causa da falta de fundação do outro túnel", disse. Segundo Maria Beatriz, o deslocamento ocorreu antes da inauguração da Carvalho Pinto, em 23 de dezembro de 94.

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