São Paulo, sábado, 13 de maio de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ENTENDA A ELEIÇÃO

SÔNIA MOSSRI
DE BUENOS AIRES

1 - Quem vota?
Argentinos a partir de 18 anos e estrangeiros naturalizados. São 22 milhões de eleitores, dos quais 2 milhões votarão pela primeira vez.
2 - Como é o voto argentino?
O eleitor pode distribuir sua preferência eleitoral entre dois ou mais partidos, conservando apenas a separação de cargos para presidente e vice-presidente, senadores, deputados federais, governadores e vice-governadores, deputados estaduais, prefeitos e vereadores.
3 - Que cargos eletivos estão em jogo nas eleições?
Presidente, vice-presidente, metade da Câmara Federal dos Deputados (130 parlamentares), um terço do Senado (16 parlamentares), governadores e vice-governadores de 22 províncias -não haverá eleição em Corrientes- deputados estaduais, prefeitos e vereadores.
4 - Quantos candidatos concorrem a presidente?
13 candidatos disputam o cargo, incluindo o presidente Menem.
5 - Como funciona o calendário eleitoral?
Pela primeira vez, existe a possibilidade de eleição do presidente em dois turnos. Para ser vitorioso já no primeiro turno, é preciso ter 40% dos votos válidos, mais 10% de diferença em relação ao segundo colocado, ou 45% dos votos.
Se nenhum candidato conseguir ganhar no primeiro turno, haverá novas eleições em 11 de junho.
6 - Quais são os principais temas que preocupam os eleitores?
Desemprego, salário, situação dos aposentados, corrupção, criminalidade, estabilidade do plano econômico, crise da educação e saúde pública, segundo o Centro de Estudos de Opinião Pública.
7 - Onde se concentra o maior número de votos?
Buenos Aires (37%), como 8,1 milhões de eleitores; Buenos Aires capital federal (11,4%), com 2,5 milhões; e Santa Fé (9,0%), com 2 milhões.
(SM)

Texto Anterior: Desemprego na Argentina deve chegar a 14% em maio
Próximo Texto: Campanha custa US$ 50 mi
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.