São Paulo, domingo, 14 de maio de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Estado produz 60% da maconha no país

FÁBIO GUIBU
DA AGÊNCIA FOLHA, EM RECIFE

Cerca de 60% da maconha consumida no Brasil é produzida em Pernambuco, segundo avaliação da Polícia Federal. Estimativa feita pelo órgão aponta a existência de pelo menos 300 lavouras no sertão do Estado, com 1,2 milhão de pés da droga plantados.
Outros 400 mil pés estariam crescendo em cerca de uma centena de ilhas localizadas no rio São Francisco, na divisa do Estado com a Bahia.
Segundo a Polícia Federal (PF), com 1,6 milhão de pés de plantas, os lavradores-traficantes podem produzir até 560 toneladas da droga, quantidade suficiente para abastecer cada um dos 150 milhões de brasileiros com dois cigarros de maconha.
Como o ciclo da cultura permite a colheita de três safras anuais, a produção estadual em 95 poderá chegar a 1.680 toneladas.
É muito, mas a situação era pior. O Estado, de acordo com a PF, já chegou a fornecer 70% da maconha consumida no país. Isso aconteceu nos anos 80, quando os produtores da droga passaram a investir em Pernambuco, desbancando a preferência pelo Maranhão.
O auge da produção aconteceu em 87 e 88. Nesse período, a PF descobriu 1.080 plantações e erradicou 35 milhões de pés. Em 94, a polícia destruiu 614.324 pés, descobriu 291 lavouras da droga e prendeu 21 pessoas em flagrante.

Texto Anterior: Ministério discute o uso como medicamento
Próximo Texto: ACENDE
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.