São Paulo, domingo, 14 de maio de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

O que é a qualidade total

NELSON BLECHER
DA REPORTAGEM LOCAL

Sistema de gestão concebido pelos norte-americanos Edward Deming e Joseph Juran e difundido no Japão a partir de 1950, o Controle de Qualidade Total (TQC) visa satisfazer as necessidades de clientes empresariais e consumidores.
Tal meta exige monitorização da qualidade desde a fase de pesquisa de mercado -para identificar a demanda- até a de assistência técnica -para tornar os clientes fiéis às marcas.
Um programa de qualidade compreende cinco diferentes dimensões: qualidade do produto, custo, eficiência de entrega, motivação dos funcionários e segurança.
Levantamento da Fundação Christiano Ottoni indica que 1.080 empresas, responsáveis por 40% do PIB (Produto Interno Bruto), conduzem programas de qualidade no país.
(NB)

Texto Anterior: Ciclo da Folha atrai 6.000
Próximo Texto: Frequentadores dizem que trabalham melhor
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.