São Paulo, domingo, 14 de maio de 1995
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Meta da White Martins é sempre aperfeiçoar

VERA BUENO AZEVEDO
DA REPORTAGEM LOCAL

``Um processo que não tem fim." Assim Lúcia Helena Videira, gerente de qualidade da White Martins, descreveu o projeto de qualidade total da empresa.
Lúcia participou do ciclo ``A Busca de Qualidade Total", com palestra sobre o tema ``O Processo White Martins de Qualidade Total - Histórico, Experiências e Resultados", na última segunda-feira, no auditório da Folha.
Fundada em 1912, a White Martins tem hoje 6.500 funcionários, 250 unidades e é líder no mercado brasileiro de gases industriais, medicinais e especiais, equipamentos de soldagem e corte, cilindros e carbureto de cálcio.
Possui uma carteira de cerca de 150 mil clientes e, no ano passado, teve um faturamento de US$ 600 milhões.
Em dezembro de 1993, tornou-se a única empresa brasileira a conquistar a certificação conforme a ISO 9001 no segmento de gases especiais. Concedido pelo Bureau Veritas Quality International, sob o credenciamento do Registrar Accreditation Board, este diferencial, que reconhece internacionalmente a qualidade dos produtos e serviços da empresa, consolidou sua posição de liderança naquele segmento de mercado.
Na verdade, a busca da qualidade é objetivo da White Martins desde a sua fundação, diz Lúcia. Mas o enfoque inicial do projeto era técnico, voltado para a melhoria da qualidade dos seus produtos.
A partir de 1982, a empresa sentiu a necessidade de um projeto maior, diz Lúcia. Assim nasceu o ``Processo White Martins de Qualidade Total". ``Processo, porque vai sendo constantemente aperfeiçoado", afirma.
Os objetivos se tornaram mais amplos, envolvendo a transformação dos principais conceitos de qualidade, com enfoque no cliente, prevenção de acidentes e trabalho em equipe.
Todos os funcionários são mobilizados e treinados para influir na melhoria contínua dos processos, produtos e serviços.
Objetivos
Segundo Lúcia, os objetivos da empresa com seu ``Processo White Martins de Qualidade total" são:
Funcionários - qualificar, integrar e motivar os recursos humanos a fim de proporcionar a utilização de seu pleno potencial.
Clientes e fornecedores - atender sempre e no menor tempo as suas necessidades; manter uma estrutura ágil e de estreito relacionamento, que facilite as negociações; manter uma mentalidade de contínuo desafio e melhoria em todos os produtos e serviços da empresa.
Sociedade - comercializar produtos e serviços seguros quanto ao uso e aceitos pelo meio ambiente; operar os negócios de forma a garantir sempre segurança aos funcionários e comunidade.
Acionistas - supri-los (e ao mercado) com informações transparentes e garantir remuneração adequada ao capital investido.

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