São Paulo, domingo, 14 de maio de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Escolaridade dos pais afeta desempenho

VANESSA DE SÁ
FREE-LANCE PARA A FOLHA

Um estudo procurou avaliar se a escolaridade dos pais influi no modo como estudantes de 2º grau concebem a ciência.
As questões foram divididas em seis grupos, que procuraram caracterizar os principais conceitos associados à ciência:
. amoral (o conhecimento científico independe de julgamento moral);
. criativa (a criatividade é parte essencial da produção científica);
. desenvolvimentista (o conhecimento científico é dinâmico);
. parcimoniosa (o conhecimento científico tende à simplicidade, há um esforço em desenvolver número mínimo de conceitos para explicar o maior número de observações);
. testável (a ciência só existe se for passível de testes);
. unificada (a ciência nasceu como um esforço para entender a natureza em sua unidade).
"O teste foi aplicado nos alunos de 15 a 18 anos dos cursos de férias, ministrados em janeiro e julho do ano passado no laboratório de Bioquímica Médica da UFRJ. Visa saber o quanto eles apreenderam da natureza do conhecimento científico, disse Rodrigues.
Os testes foram feitos antes e depois do curso. Os resultados indicaram um melhor desempenho dos alunos que têm os dois pais com curso superior: fizeram em média 172 pontos contra 165 dos que têm pais com curso primário.
A avaliação pós-curso (depois de os alunos terem passado uma semana vivenciando em período integral o dia-a-dia em um laboratório) mostrou que os alunos com pais com nível de escolaridade superior também tiveram um desempenho melhor.
Eles tiveram um aumento de dez pontos no teste, enquanto os de pais com curso primário apenas três pontos.
"Essa é uma das razões para que se invista maciçamente em educação, disse Rodrigues.
O melhor desempenho em relação à compreensão do que é ciência se deu nos quesitos desenvolvimentista, testável e unificada.
"Por exemplo, ganhou ponto negativo aqueles que consideraram o conhecimento científico inquestionável, e ponto positivo aqueles que acharam que ele pode conter erros.
(VDSA)

Texto Anterior: Alunos mostram a cara da ciência
Próximo Texto: Por que os pólos são frios?
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.