São Paulo, domingo, 14 de maio de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Por que os pólos são frios?

Luciano Takaki Lemos, 13, estudante, Registro, SP

Roberto Boczko, do Instituto Astronômico e Geofísico da USP, responde:
"Imagine que no teto de um quarto exista um janela quadrada de 20 cm por 20 cm de dimensões, e que por ela estejam entrando raios de Sol que incidem perpendicularmente no chão.
"Se você dispuser de uma folha de papel, também de 20 cm por 20 cm, e se você a posicionar horizontalmente de modo a receber todos os raios de Sol que atravessam a janela, seu papel vai se aquecer de uma certa temperatura.
"Se você, agora, inclinar um pouco o papel, nem todos os raios solares incidirão nele e, portanto, ela não vai se aquecer tanto quanto antes, pois estará recebendo menos calor.
"Isso significa que, quando os raios não incidem perpendicularmente numa superfície, ela recebe menos calor e se aquece menos.
"Como, durante o ano todo, o Sol se afasta muito pouco da região equatorial da Terra, isso significa que é essa região a que mais recebe o calor perpendicularmente ao solo.
"Como a Terra é aproximadamente esférica, o chão das regiões polares recebe os raios de Sol mais inclinadamente que as regiões equatoriais.
"Logo, esse chão recebe menos calor que as regiões equatoriais da Terra.
"Como consequência, as regiões polares se aquecem menos e são as regiões, em média, mais frias da Terra.

Correspondência para a seção "Sem Mistério deve ser encaminhada à Editoria de Ciência (al. Barão de Limeira, 425, 4º andar, CEP 01290-900, São Paulo - SP), com nome, idade, profissão e endereço. Não serão respondidas cartas com pedidos de aconselhamento médico ou psíquico.

Texto Anterior: Escolaridade dos pais afeta desempenho
Próximo Texto: O sucessor do ônibus espacial
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.