São Paulo, domingo, 14 de maio de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Qualidade da Cultura é unanimidade

``O Mundo de Beakman" é principal destaque da emissora

ANNETTE SCHWARTSMAN
DA REDAÇÃO

Uma das unanimidades entre educadores é a excelente qualidade da programação da Rede Cultura.
``A Cultura tem documentários geniais sobre todos os temas e permite uma visão enciclopédica maravilhosa. Poucas universidades dão um perfil tão contemporâneo do mundo atual quanto a Cultura", compara Zélia Cavalcanti, consultora pedagógica do ``Castelo Rá-Tim-Bum", um dos educativos da casa.
``A Cultura faz um trabalho que merece o maior respeito", diz Isa Grinspun Ferraz, que assina um dos novos projetos da emissora, a série ``Brasileiríssimo" -que transformará em documentários 15 livros que falam do Brasil, como ``Casa Grande e Senzala", ``Os Sertões" e ``Raízes do Brasil".
Além desta, a Cultura prepara várias novidades. Entre os novos projetos está a série ``No Reino das Águas", voltada para a educação ambiental, ``um tipo de informação hoje incorporada ao currículo", segundo a diretora de programação, Beth Carmona.
Outro projeto -em fase de roteirização- é o ``Historinhas do Brasil", uma versão infantil para a memória nacional, a cargo de Marcelo Tas.
``Lá Vem História" é outra novidade na área dos infantis. O programa fará leituras de fábulas clássicas do mundo todo, de lendas brasileiras a contos orientais. As ``contadoras" serão Bia Bedran e Ilana Kaplan, que vão usar objetos e instrumentos musicais para animar seus enredos.
A série sobre a vida animal ``Growing Up" (ainda sem título definitivo) é outra estréia, prevista para este mês.
Hoje, a emissora tem mais de 20 programas educativos no ar. De todos, o mais elogiado é o norte-americano ``O Mundo de Beakman", exibido de segunda a sexta, na faixa nobre das 19h30.
```O Mundo de Beakman' é maravilhoso porque educa usando a linguagem da TV", diz Zélia. ``É o melhor programa hoje no ar, uma verdadeira escola de ciências", diz Cao Hamburguer, diretor do ``Castelo Rá-Tim-Bum".
Para Beth Carmona, o sucesso de ``Beakman" é proporcional ao investimento da Columbia Tristar International Television no programa: ``O background de especialistas por trás da produção é imenso e cada episódio custa cerca de US$ 100 mil".

Texto Anterior: 'Telecurso 2000' será avaliado
Próximo Texto: "Vila Sésamo" volta em 96
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.