São Paulo, segunda-feira, 15 de maio de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Menino de 6 anos pesa 5,5 quilos

ADELSON BARBOSA
DA AGÊNCIA FOLHA, EM JOÃO PESSOA

O paraibano Fernando de Souza Júnior, 6 anos e 7 meses de idade, mede 76 centímetros de altura e pesa 5,5 kg.
Com a idade que tem, Fernando Júnior deveria pesar pelo menos 21 kg e medir 1,20 m, de acordo com padrão considerado ideal pela OMS (Organização Mundial de Saúde).
Ele é um caso grave de desnutrição crônica, que atinge outras 80 mil crianças na Paraíba, segundo a Secretaria de Saúde do Estado.
A família vive no bairro pobre Alto das Populares, em Santa Rita (12 km a oeste de João Pessoa) em uma casa doada por um padre.
Fernando Júnior mal se sustenta em pé. Seu corpo é formado basicamente de pele e ossos e ele tem os dentes estragados.
O braço do menino tem o mesmo diâmetro do dedo polegar de um homem adulto. A barriga é grande, desproporcional em relação ao corpo, devido aos vermes.
Fernando Júnior passa o dia em casa. Vive quase nu durante quase todo o tempo e anda descalço.
Segundo os pais, ele não gosta de comer. Demora três dias para consumir um pãozinho de 50 gramas.
Segundo a mãe, o menino só gosta de beber café e refresco com corantes artificiais.
``Às vezes, obrigamos ele a comer à força", disse o pai, explicando que segura os pés e as mãos do garoto para permitir que a mãe abra sua boca e coloque mingau em sua garganta. ``Só assim ele come alguma coisa", disse o pai.
Lenira conta que o menino já passou duas semanas sem sequer tomar água. ``Agora, depois de um medicamento que dei, ele está tomando um pouco de leite dia sim, dia não", afirmou.
Fernando Júnior nunca mamou, nem aceitou, quando bebê, mamadeira ou chupeta, afirmou a mãe. ``Eu dava leite na boca dele com uma colher. Foi assim que ele escapou."
O pai pede esmolas nas ruas de João Pessoa. Às vezes, cata lixo para obter produtos recicláveis e vender.
A mãe fica em casa cuidando do garoto e de mais três filhos. O casal teve outros nove filhos. Todos morreram. Agora, Lenira de Souza está impossibilitada de ter mais filhos porque fez laqueadura nas trompas.
A nutricionista Inês Maria da Silva, do Núcleo de Alimentação e Nutrição da Secretaria de Saúde do Estado, disse que se dispõe a levar Fernando Júnior para tratamento médico em um hospital infantil de João Pessoa.

Texto Anterior: Histórias viram semilendas
Próximo Texto: Para especialista, estado é de 'quase morte'
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.