São Paulo, segunda-feira, 15 de maio de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Vendas no Dia das Mães sobem 40%

SUZANA BARELLI
DA REPORTAGEM LOCAL

As vendas para o Dia das Mães deste ano superaram todas as expectativas do comércio e foram até 40% maiores do que em 1994.
``Nossa expectativa era de um aumento de 30% no máximo. Ficamos surpresos", disse o diretor de shopping center da Federação do Comércio do Estado de São Paulo, Raul Sulzbacher.
Segundo ele, além do volume maior, os valores dos presentes também foram superiores aos vendidos no ano passado.
``Nossas vendas cresceram 100% neste Dia das Mães em comparação com a data em 94", diz Tobias Dryzun, da rede de joalherias Dryzun.
Ele conta que, se o governo não tivesse tomado as medidas de contenção ao consumo, o movimento ``certamente seria melhor".
``Estamos vindo de uma grande retração de vendas no setor. Agora, as pessoas voltaram a presentear com jóias".
Sem citar números, Inês Telles, programadora da Colours, loja de roupa feminina, diz que ``não há o que reclamar das vendas, que estão em bons patamares".
Inês conta que a loja do shopping Ibirapuera (zona sul de São Paulo) fez uma oferta para o Dia das Mães com blusas de linho entre R$ 49,50 e R$ 99,50.
Na Spiga, loja de calçados do Iguatemi, o movimento do último sábado foi 20% maior do que de um sábado normal de vendas, segundo a gerente Sandra Regina Camargo.
O bom movimento registrado no sábado passado, com shoppings cheios e estacionamentos lotados, mostrou que muitos consumidores deixaram para comprar o presente de suas mães no último dia.
Iria Ramos Teixeira, gerente da Jogê do shopping Iguatemi, diz que ``as mães certamente ganharam um presente melhor este ano do que em 94."
Sulzbacher, da federação do comércio, confirma a previsão. ``Nos shoppings, os presentes foram mais caros este ano."
Para garantir as vendas, os lojistas continuaram aceitando os cheques pré-datados e os cartões de crédito pelo mesmo preço do valor à vista. Nas lojas, as vendas a prazo representam pelo menos 60% do faturamento.
Para esta semana, o comércio trabalha com a previsão de queda das vendas em relação à semana passada. ``O movimento deve ser das trocas de presentes", diz Inês, da Colours.

Texto Anterior: Consumidores reclamam do preço e compram a prazo
Próximo Texto: Lojistas esperam retração
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.