São Paulo, segunda-feira, 15 de maio de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

As franquias virtuais

MARCELO CHERTO; MARCUS RIZZO

MARCELO CHERTO e MARCUS RIZZO
Em função do nosso comentário sobre uma idéia do nosso amigo Stephen Kanitz, várias pessoas nos ligaram pedindo que explicássemos melhor o conceito das ``franquias internas" ou ``franquias virtuais" (como preferimos nós). Até porque, o pessoal da revisão trocou ``interna" por ``externa" e embananou a rapaziada.
Kanitz propõe que mesmo as empresas que não podem se expandir via franchising e saem por aí montando filiais (como os bancos, por exemplo), deveriam se utilizar das técnicas e ferramentas que o franchising oferece, a fim de assegurar a padronização.
Sugere que essas empresas passem a tratar cada filial como se fosse uma ``franquia interna", ou, como preferimos nós, uma ``franquia virtual", com manuais, procedimentos e tudo mais devidamente planejado e ``formatado". Segundo Kanitz, essa pode ser a grande sacada para aproveitar as oportunidades do novo ciclo de crescimento que o Brasil atravessa.

MARCELO CHERTO é diretor da Cherto & Rizzo Franchising

MARCUS RIZZO é presidente do Instituto Franchising. Os dois são professores da FGV e da Franchising University.

Texto Anterior: Um fórum para a Previdência
Próximo Texto: Separado tem limite para abater gastos com filhos
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.