São Paulo, terça-feira, 16 de maio de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Concessionárias têm 60 mil carros em estoque

ARTHUR PEREIRA FILHO
DA REPORTAGEM LOCAL

Nos primeiros dez dias deste mês, o estoque de carros na rede de concessionárias cresceu 9% em comparação com o final de abril.
As revendas da Volkswagen, Ford, General Motors e Fiat fecharam o mês passado com 55 mil carros sem comprador. No último dia 10, o esse total subiu para 60 mil.
Os maiores estoques são encontrados nas redes GM e Fiat. Existem 20 mil carros na rede GM e 16 mil na rede Fiat. Os importados das duas marcas são os principais responsáveis por esses volumes.
No final de abril, o Astra, importado da Bélgica, representava 35% do estoque da GM.
Mauri Missaglia, da Abrac (associação dos concessionários Chevrolet), tem uma explicação. A GM entregou a maior parte dos carros à sua rede nos últimos três dias do mês. ``Isso provoca uma distorção", afirma. Mas admite que o estoque do Astra hoje está entre 4.500 e 5.000 unidades.
Na rede Fiat, havia, no final do mês passado, cerca de 8.000 modelos Tipo à espera de compradores. Para desencalhar o estoque, a empresa anunciou na semana passada uma redução no preço de tabela do importado.
Mas foi o Golf GL, que a Volkswagen traz da Alemanha, que inflacionou os estoques do início deste mês. Em dez dias, o número de carros nas lojas -entre nacionais e importados- passou de 7.000 carros para 12 mil.
``Somente na semana passada, recebi três grandes lotes do Golf", explica Luiz Antonio Bochio, diretor da Caraigá.
Apesar do estoque maior, provocado pelas vendas das montadoras aos seus distribuidores, o volume de vendas no varejo (da concessionária para o consumidor) nos primeiros dez dias deste mês foi semelhante ao do mesmo período de abril.
Foram negociados 31.024 veículos em maio, contra 31.568 em abril, uma queda de apenas 1,7%.

Texto Anterior: VW muda tabela em junho sem negociar com governo
Próximo Texto: Venezuela quer maior integração com Brasil
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.