São Paulo, quarta-feira, 17 de maio de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Evento discute alternativas para a reforma tributária no Brasil

SILVANA QUAGLIO
DA REPORTAGEM LOCAL

O ex-secretário da Receita Federal, Osiris Lopes Filho, o advogado Ary Oswaldo Mattos Filho e o economista Marcos Cintra debateram, ontem, os ``Rumos da Reforma Tributária no Brasil".
Osiris, que já fez o papel de xerife da Receita usando, como ele mesmo diz, ``tática de guerrilha" -mantendo o sonegador sempre sob tensão- para recuperar o nível da arrecadação, culpa a alta carga tributária pela evasão.
Para ele, para resolver o problema não é preciso mudar a Constituição, mas corrigir deformações na legislação, que permitiu a criação de uma série de impostos e contribuições para tapar buracos emergenciais.
Ary Oswaldo, que coordenou a formulação de uma proposta de reforma tributária iniciada no governo Fernando Collor, vê problemas na Constituição, mas acha que antes de definir o tamanho da arrecadação é preciso resolver o modelo de Estado que se quer ter.
Já Marcos Cintra propõe a criação de um Imposto Único, cobrado sobre as transações financeiras.
O evento teve apoio da Folha e foi organizado pela FGV (Fundação Getúlio Vargas) e Unafisco de São Paulo, entidade de representação dos auditores fiscais.

Texto Anterior: Advogados fazem críticas à desobediência
Próximo Texto: CEF terá escritório de negócios
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.