São Paulo, quarta-feira, 17 de maio de 1995 |
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Rede sacrificou rentabilidade
<UN->NELSON BLECHER; SUZANA BARELLI
São esses, na avaliação de concorrentes e consultores, os ingredientes que conduziram a cadeia de varejo paulista à grave crise financeira. ``Seus preços eram predatórios, terríveis para os concorrentes e não embutiam a taxa financeira nas vendas ao consumidor", disse ontem o ex-diretor comercial de uma das maiores redes rivais, que prefere não ser identificado. A empresa, segundo ele, vinha praticando margem de lucro inferior à média de 12% que prevalece na faixa mais competitiva do varejo de eletroeletrônicos. Outro fator por ele mencionado que deve ter pesado para complicar a situação financeira é o excessivo custo operacional das lojas de shopping center, onde estão localizados 19 dos 22 pontos de vendas da Casa Centro. As despesas de aluguel devem absorver de 5% a 6% da receita contra 1,5% das chamadas lojas de ruas. Além disso, a operação em centros de compras envolve gastos administrativos e pagamento de turnos extras de funcionários. Para um consultor especializado no setor, a empresa ``caiu no canto de sereia do crescimento ilimitado das vendas". Sacrificou a rentabilidade para conquistar fatias do mercado e foi atropelada pela aceleração dos juros. Compelida a vender em volumes crescentes para saldar compromissos financeiros, perdeu o fôlego quando o mercado, há dois meses, começou a desaquecer.``É como cair de bicicleta", compara. Um fornecedor da Casa Centro disse que a rede vinha baseando seus negócios em operações financeiras externas. Tomava dólares, pagando taxa de juros menor que a nacional e aplicava em reais. O lucro financeiro é que teria possibilitado, por essa versão, a redução de preços. A assessoria de imprensa disse ontem que os executivos da empresa não fariam declarações. (NB e SB) Texto Anterior: Casa Centro tem dívida de R$ 300 mi Próximo Texto: Revenda prevê rigor da indústria Índice |
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