São Paulo, quarta-feira, 17 de maio de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

'Power Point' e 'Cabri' fazem aula-show

LUCIA REGGIANI
DA REPORTAGEM LOCAL

Em seu esforço para conseguir a atenção dos alunos, os professores de matemática vêm agregando outros recursos da informática ao arsenal didático.
Estela Milani, 43, professora da 7ª série no colégio Magno (Chácara Flora, zona sul de São Paulo), prepara grande parte de suas aulas em ``Power Point", um programa para apresentações.
Os problemas de matemática propostos são projetados no quadro. As telas se sucedem acompanhando as etapas de resolução vencidas pelos alunos.
``É uma transparência viva, com movimento, não deixa o aluno desatento. Além disso, não tem poeira de giz", diz Estela.
Outras vantagens de usar o programa, segundo a professora, são evitar esquecimentos e não ter de escrever a mesma coisa várias vezes em salas diferentes
No colégio Bandeirantes (Paraíso, zona sul de São Paulo), o ``Power Point" é mais utilizado durante as provas, conta a professora Judith Akerman, 25.
Em exercícios de geometria, telas do programa ``Cabri" são projetadas no quadro branco. Assim, o aluno pode ver ampliada a movimentação das linhas das figuras e fazer, no quadro, sobre a imagem projetada, os traços que precisar.
Os disquetes também avançam sobre o espaço do papel. No Bandeirantes, há distribuição de disquetes com exercícios para os alunos fazerem em casa.
No Magno, o disquete deve substituir a apostila de lição de casa em julho. Já é facultativa a confecção de trabalhos em ``Power Point" e ``Cabri".
As duas escolas dispõem de BBS (serviço de mensagem por computador), ainda restrito a professores, pais e alunos.
Na disputa pela atenção do aluno valem outros truques menos tecnológicos. No Magno, a mágica será auxiliar da matemática durante esta semana.
(LR)

Texto Anterior: 'Aluno precisa estudar mais'
Próximo Texto: Evento mostra novos jogos e educativos
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.