São Paulo, quarta-feira, 17 de maio de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Mérito do PT

O PT, em Brasília, materializa uma importante promessa de campanha. Adotou uma prática que combate a evasão escolar e que deve servir de exemplo para todo o país: pagar um salário mínimo para 1.686 famílias, sob a condição de que mantenham suas crianças na escola. Cada aluno terá também uma caderneta de poupança, que receberá uma aplicação anual de R$ 100, mas só poderá sacar após completar os oito anos do primeiro grau.
Como bem mostrou Gilberto Dimenstein, em sua coluna de ontem nesta Folha, a experiência é louvável porque prioriza a educação em vez de obras públicas. A melhoria do nível educacional da sociedade é a única forma de combater os problemas da nação a um só tempo: da marginalidade à corrupção. O aprimoramento de áreas como saúde e saneamento básico seria mais facilmente conseguido por uma população mais informada -e também mais exigente.
É preciso que o projeto avance, que abranja mais crianças, além do aperfeiçoamento de currículos e professores. Sem isso, o alcance da iniciativa não será tão amplo quanto poderia.

Texto Anterior: Falta o Senado
Próximo Texto: Caro e ruim
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.