São Paulo, quarta-feira, 17 de maio de 1995
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Caro e ruim

A lei de modernização dos portos foi aprovada pelo Congresso em janeiro de 1993 e sancionada pelo presidente Itamar Franco em 25 de fevereiro do mesmo ano. Desde então, lamentavelmente, tudo continuou como estava. O ``custo Brasil" aumenta em vez de cair.
O serviço portuário continua irritantemente ineficiente. Mantiveram-se os privilégios corporativos, e as tarifas estão entre as mais altas do mundo. A nova lei previa o fim do descabido monopólio dos sindicatos para a contratação da mão-de-obra. Mas ele persiste.
O crescimento econômico, a valorização cambial e a redução das alíquotas fizeram com que as importações dobrassem do início de 94 para o início deste ano. As exportações também cresceram. E esse revigorado comércio externo chocou-se com uma estrutura arcaica. Mercadorias se acumulam nos portos ou não podem ser desembarcadas. Danos e perdas ocorrem com frequência cada vez maior.
Pelo custo da ineficiência, cobra-se agora no porto de Santos uma pesada ``taxa de congestionamento". Como se não bastassem os transtornos, ainda se pagará mais caro pelos serviços.

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