São Paulo, sexta-feira, 19 de maio de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

'Ecociclistas' pedalam em Itapecerica

ANDRÉ LOZANO
DA REPORTAGEM LOCAL

Quem gosta de andar de bicicleta e de ``curtir" a natureza pode participar neste domingo da ``Pedalada Ecológica", com percurso de 15 quilômetro por trilhas de Itapecerica da Serra (33 km a sudoeste de São Paulo).
O início do passeio, organizado pelo Sampa Biker's Club (entidade que reúne ciclistas alternativos), está previsto para as 9h. Os ``bikers" (ciclistas) sairão da pousada Colina Verde (que funciona como centro de educação ambiental), na estrada Pedro Xavi, 900.
Faixas indicando como chegar à pousada estarão expostas no quilômetro 291,5 da rodovia Régis Bittencourt (BR-116), no sentido São Paulo-Curitiba, próximo ao retorno.
Segundo o presidente do Sampa Biker's, Paulo de Tarso, a ``Pedalada Ecológica" deve demorar quatro horas. Os ciclistas percorrerão estradas de terra e trilhas. Tarso disse que está prevista a participação de um biólogo e ciclista, que fará comentários sobre a preservação da natureza dos locais a serem visitados.
Tarso informou que o passeio, que tem apoio da Prefeitura de Itapecerica da Serra, pode ser feito por ciclistas iniciantes. Os ``bikers" serão acompanhados por guias, responsáveis pela orientação do grupo, e por carros de apoio, que poderão fazer o rápido transporte de ciclistas em caso de acidente ou recolher participantes que não estiverem conseguindo acompanhar todo o passeio.
O passeio dominical em Itapecerica da Serra faz parte do Sampa Biker's Day Tour, pedalada diurna que acontece uma vez por mês em locais com trilhas e estradas de terra, preferencialmente inéditos.
Só não poderá participar do passeio ecológico quem não estiver usando capacete.

Pit-stop
O ponto principal do passeio é a chegada ao templo oriental Kinkaku-Ji, a 5 km do centro de Itapecerica. ``Lá, uma mesa repleta de frutas e de garrafas de água estará esperando pelos ciclistas, para que eles possam repor suas energias", afirmou Tarso.
Depois do descanso, terá início o retorno do passeio. De volta à pousada, haverá sorteio de brindes como quadros de alumínio de bicicleta, tênis, camisetas e outros equipamentos de ciclismo.
Segundo a secretária de Cultura e Turismo de Itapecerica, Vera Sá, a ``Pedalada Ecológica" faz parte do projeto da prefeitura de incrementar o turismo ecológico na cidade.
As inscrições podem ser feitas no local e custam R$ 10,00, com direito a um kit com camiseta, boné e revista de ciclismo. O telefone 530-3012 fornece maiores informações sobre o evento.

Texto Anterior: Policiais matam 2 em favela
Próximo Texto: Evento vai reunir novatos e veteranos
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.