São Paulo, domingo, 21 de maio de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Rio e Minas querem unir suas bancadas

FERNANDO PAULINO NETO
DA SUCURSAL DO RIO

O deputado federal Aécio Neves (PSDB-MG) reuniu-se anteontem com o governador do Rio de Janeiro, Marcello Alencar (PSDB), para propor a união das bancadas federais dos dois Estados para conseguir maior influência na elaboração do Orçamento da União do ano que vem.
Aécio Neves (neto do presidente Tancredo Neves) encontrou-se com Alencar no Palácio Guanabara, sede do governo do Estado, em Laranjeiras (zona sul do Rio).
O deputado tucano disse que a união das bancadas é necessária para contrabalançar a influência de São Paulo nas discussões e elaborações do Orçamento da União.
Bancadas
São Paulo tem a maior bancada na Câmara dos Deputados, com 70 representantes. Minas Gerais tem a segunda, com 53 deputados, e o Rio a terceira, com 46. A soma das bancadas de Minas e do Rio daria 99 deputados.
Todos os Estados têm três senadores. Neves, ao final do encontro, convidou o governador fluminense, em data ainda a ser acertada, para ir a Minas Gerais para selar a aliança política entre os dois Estados.
Como forma de mostrar a boa vontade para fechar o acordo, Neves disse que a bancada de Minas está solidária com o Rio de Janeiro para conseguir verbas federais para um projeto importante para o Estado, o porto de Sepetiba, na zona oeste do Rio.
Sepetiba
O porto de Sepetiba é uma das metas prioritárias do governador Marcello Alencar.
O deputado mineiro disse que o projeto do porto também é do interesse de Minas Gerais, pois ele servirá ``de alternativa econômica para escoamento da produção mineira".
Alencar quer incluir no acordo entre os dois Estados a área de segurança pública, ``pois a violência não é um problema local e as nossas polícias agirão em conjunto".

Texto Anterior: A outra corrupção
Próximo Texto: PFL faz "plástica" de olho no ano 2000
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.