São Paulo, domingo, 21 de maio de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Índio tentou se enforcar por 'falta de terra'

PAULO YAFUSSO
DA AGÊNCIA FOLHA, EM DOURADOS

O índio caiuá (sub-grupo guarani) Araldo Veron, 22, tentou se enforcar quatro vezes. Separado há seis meses da mulher, ele mora com os dois filhos -Cléucio, 3, e Roselandi, 2- na casa dos pais, uma construção de 30 m² feita de madeira e bambu e coberta por sapé (capim nativo).
Veron declarou que fez suas primeiras tentativas de suicídio porque estava triste, já que não tinha terras para plantar. O espaço que ele, o pai e outros dois irmãos têm para cultivar não chega a três hectares (quatro campos de futebol).
O lote da família de Veron é maior, só que, em boa parte, o terreno é alagadiço. Outra área está tomado por capim colonião -que exige maquinário para ser arrancado.
A última tentativa de suicídio de Veron aconteceu há dois meses. Acusado de ter espancado um rapaz próximo a sua casa, ele disse que tentou se matar por ter medo de ser preso. Acabou sendo condenado a trabalhar 81 horas na estrada principal da aldeia Bororo. Seguem abaixo trechos da entrevista:
*
Folha - Quantas vezes você tentou o suicídio?
Araldo Veron - Quatro vezes.
Folha - Por quê?
Veron - Sentia muita tristeza, por não ter terras para plantar e porque com o que ganho nas fazendas não dá para criar meus filhos.
Folha - Nesta última vez, o que aconteceu para você tentar se enforcar?
Veron - Uma noite, por volta das 23h, vinha voltando para casa e vi um rapaz machucado caído na estrada. Quando cheguei em frente de casa, dois homens que me esperavam falaram que eu tinha espancado o rapaz e me levaram para a delegacia de Dourados.
Chegando lá, perguntaram se eu era o "bravo" e bateram com cinto nas minhas costas e mãos. Sorte deles que levaram minha calça e o cinto, porque senão ia me enforcar lá dentro mesmo. Tinha medo de voltar a ser preso, por isso tentei me enforcar. Meu pai me salvou.
Folha - Quantos dias você ficou preso?
Veron - Três dias.
Folha - Você apanhou todos os dias?
Veron - Não, só logo que cheguei. Bateram em mim uns cinco minutos.
Folha - Vendo seus filhos, você não se arrepende?
Veron - Fico com dó deles... Mas aí penso: é menos um para a família se preocupar.

Texto Anterior: Seita cristã adota guarani
Próximo Texto: Só aldeia pobre teve suicídio
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.