São Paulo, domingo, 21 de maio de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Só aldeia pobre teve suicídio

PAULO YAFUSSO
DA AGÊNCIA FOLHA, EM DOURADOS

Mesmo vivendo numa só reserva, os índios das aldeias Bororo e Jaguapiru têm realidades muito diferentes. A aldeia Bororo enfrenta miséria e falta de infra-estrutura; a vida na Jaguapiru é muito mais próspera. Todos os suicídios na reserva de Dourados neste ano aconteceram na aldeia Bororo.
Na Bororo, as moradias são feitas de troncos, galhos ou bambus e cobertura de sapé. Na Jaguapiru, são de madeira ou alvenaria. A maioria tem eletricidade, e muitas famílias possuem TV e geladeira.
Por falta de máquinas, na bororo, as lavouras ocupam áreas pequenas, com raras exceções. Na Jaguapiru, o plantio e colheita são mecanizados.
Segundo Cáceres, isso ocorre porque ``a Funai sempre investiu mais na Jaguapiru". O administrador da Funai de Amambai, Virgílio Clemente, afirmou que, se isso acontecia, foi no passado. ``Nós vamos atender com maior atenção a Bororo".
(PY)

Texto Anterior: Índio tentou se enforcar por 'falta de terra'
Próximo Texto: Médico diz que repetiria laudo suspeito
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.