São Paulo, domingo, 21 de maio de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Família de Fiel ainda espera indenização

GEORGE ALONSO
DA REPORTAGEM LOCAL

Seis parlamentares vão pedir amanhã, às 15h, junto ao Tribunal Regional Federal (TRF), em São Paulo, que seja acelerado o processo de pagamento da indenização que cabe à família do operário Manoel Fiel Filho.
Aos 49 anos, o metalúrgico morreu nas dependências do DOI-Codi de São Paulo entre 16 e 17 de janeiro de 1976. À época, o 2º Exército expediu nota dizendo que Fiel havia sido ``encontrado morto em sua cela".
Fiel, que trabalhava na indústria Metalarte, foi preso no dia 16, acusado de distribuir o jornal ``Voz Operária", do então clandestino Partido Comunista Brasileiro (PCB). Antes de ser levado ao DOI-Codi, a casa de Fiel, em Sapopemba (zona leste), foi então vasculhada.
Foi segunda morte na sede do DOI-Codi em apenas quatro meses. Em outubro de 1975, o jornalista Vladimir Herzog morreu ali.
Laudos do Instituto de Polícia Técnica e do Instituto Médico Legal atestaram em Herzog ``quadro típico de enforcamento" e ``ausência de sinais de violência em toda a extensão do corpo".
19 anos depois
A família de Fiel decidiu então exigir reparação na Justiça.
Em dezembro de 1980, a 5ª Vara da Justiça Federal de São Paulo determinou o pagamento pela União de indenização à família, por danos materiais.
Essa decisão foi mantida, em 1987, pelo então Tribunal Federal de Recursos.
Em junho de 1992, a Justiça acolheu laudo que mandava pagar 369.427,2615 Ufirs, por meio de cálculo que tomou por base o último do metalúrgico morto e seu tempo estimado de vida.
Em valores atuais, a União deve pagar R$ 260 mil à família, referentes aos salários que Fiel receberia se vivesse presumivelmente até os 73 anos, cinco meses e 12 dias.
Tereza de Lourdes, viúva de Manoel Fiel, tem hoje 60 anos e até agora não foi indenizada.
Estarão presentes no TRF os deputados federais Hélio Bicudo, Marta Suplicy, Nilmário Miranda, José Machado e De Velasco, além do deputado estadual Paulo Teixeira. Exceto De Velasco, do PSD, todos são do PT.
(GA)

Texto Anterior: Médico diz que repetiria laudo suspeito
Próximo Texto: Juro alto aprofunda desaceleração da economia e eleva dívida pública
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.