São Paulo, domingo, 21 de maio de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Garoto de 6 anos recebeu aplicação na perna esquerda

Ivo nasceu com doença que paralisou um lado de seu corpo

JAIRO BOUER
ESPECIAL PARA A FOLHA

Na última semana, o menino Ivo dos Santos Oliveira, 6, já estava caminhando de maneira mais confortável. Ivo nasceu com uma doença neurológica que provocou uma paralisia de um dos lados do seu corpo e uma espasticidade (rigidez) na sua perna esquerda, o que fazia com que se locomovesse com muita dificuldade.
Há um mês, o garoto recebeu uma aplicação da toxina botulínica e, em seguida, retomou seu processo de reabilitação física. A toxina foi injetada na cabeça dos músculos gêmeos (na panturrilha). As primeiras avaliações mostram que Ivo teve uma melhora de 50% na espasticidade. Não houve efeito colateral.
Ivo foi um dos primeiros pacientes a receber a toxina para reverter a espasticidade no Brasil. Há duas semanas, outras três crianças receberam a injeção. Os resultados ainda não eram evidentes na última terça-feira.
O projeto de aplicação da toxina a nível público depende da liberação de verba e será desenvolvido pelo Lar Escola São Francisco, uma entidade sem fins lucrativos que trata de portadores de deficiências físicas passíveis de reabilitação. O Centro conta com uma equipe multidisciplinar, com posta por médicos, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, fonoaudiólogas, psicólogas, psicopedagogas e enfermeiras. (JB)

Lar Escola São Francisco - rua dos Açores 310. Tel. (011) 549-3322.

Texto Anterior: Toxina ajuda a recuperar músculo com rigidez
Próximo Texto: Bactéria cresce em alimentos
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.