São Paulo, domingo, 21 de maio de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Outros distúrbios também podem ser tratados

JAIR BOUER
ESPECIAL PARA A FOLHA

A toxina botulínica já vinha sendo utilizada no Brasil havia cinco anos para o tratamento do blefarospasmo e da distonia -outros distúrbios de origem muscular.
O blefarospasmo é uma contração involuntária dos músculos das pálpebras que leva a um aumento da frequência e da intensidade dos piscamentos.
Nos casos mais graves, a contração é tão intensa que a pessoa não consegue nem abrir os olhos.
O tratamento consiste na aplicação da toxina na musculatura que controla a abertura e fechamento das pálpebras.
As distonias são contrações involuntárias e intensas dos músculos de algumas regiões do corpo (principalmente do pescoço).
As contrações causam dor e levam a posturas anormais da cabeça e do pescoço. A pessoa pode ficar vários dias em posições extremamente desconfortáveis.
O uso da toxina botulínica promove um relaxamento muscular. Sua utilização no Brasil está sendo rigorosamente controlada pelo laboratório que fabrica a medicação.
Todo frasco vendido é rastreado para saber como foi usado e quais foram os resultados obtidos.
Os únicos médicos brasileiros autorizados a comprar e aplicar a medicação são aqueles que fizeram um treinamento nos Estados Unidos, supervisionados diretamente por especialistas.
A fisiatria é o ramo da medicina que se dedica à reabilitação de pessoas com deficiências físicas.
No Brasil, ela ainda é pouco conhecida. Nos EUA, a fisiatria é uma das especialidades que mais cresceu nos últimos anos.
O fisiatra é capaz de planejar e organizar os processos de reabilitação física. Ele trabalha junto com outros especialistas (fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais) na aplicação das técnicas.
(JB)

Texto Anterior: Bactéria cresce em alimentos
Próximo Texto: Colômbia doa patente de vacina para a OMS; A FRASE; O NÚMERO; Brasil ingressa em conselho da OMS; Grávida não transmite hepatite C ao filho; Morte por úlcera gástrica é frequente em SP
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.