São Paulo, domingo, 21 de maio de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

'Barreira da geografia cairá'

DA REPORTAGEM LOCAL

Conheça algumas ``profecias" de Nicholas Negroponte, através de trechos de seu livro ``A Vida Digital".

``A superestrada da informação nada mais é do que o movimento global de bits sem peso à velocidade da luz. Todas as indústrias, uma após a outra, olham-se no espelho e se perguntam sobre seu futuro: pois bem, esse futuro será determinado em 100% pela possibilidade de seus produtos e serviços adquirirem forma digital."

``Na era da pós-informação, o público que se tem é, com frequência, composto de uma única pessoa. Tudo é feito sob encomenda, e a informação é extremamente personalizada. (...)
Quando você tiver meu endereço, meu estado civil, minha idade, minha renda, a marca do meu carro, a lista das compras que faço, o que costumo beber e quanto pago de imposto, você terá a mim: uma unidade demográfica de uma só pessoa."

``Do mesmo modo como o hipertexto remove as barreiras da página impressa, a era da pós-informação removerá as barreiras da geografia. A vida digital exigirá cada vez menos que você esteja num determinado lugar em determinada hora, e a transmissão do próprio lugar começará a virar realidade."

``A superestrada digital transformará a arte acabada e inalterável em coisa do passado. (...) Veremos uma séria manipulação digital de expressões artísticas supostamente acabadas percorrendo a Internet, o que não é necessariamente ruim."

``Seu rosto é, com efeito, um monitor de vídeo, e o computador deveria ser capaz de lê-lo, o que demanda que ele reconheça o rosto e suas expressões singulares. (...) O desafio técnico de possibilitar esse reconhecimento de rostos e expressões faciais é formidável; não obstante, é algo que se pode conseguir muito em breve em alguns contextos."

Texto Anterior: Ideólogo da Internet prega revolução digital no Brasil
Próximo Texto: Pesquisador já apresentava projetos de multimídia em 1975
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.