São Paulo, quarta-feira, de dezembro de
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Inventário desfaz dúvidas

DENISE CHRISPIM MARIN
DA REPORTAGEM LOCAL

Profissionais especializados em ``outplacement" (recolocação de executivos) orientam os candidatos a inventariar a carreira antes de elaborar o currículo.
O material deve ser minucioso -descrever experiências profissionais, atribuições, conquistas, ascensão na hierarquia.
``Alguns ainda teimam em acrescentar dados mentirosos", afirma José Augusto Minarelli, da Lens & Minarelli Associados.
Nesses casos, a consultoria simula uma severa entrevista de seleção. ``O candidato logo fica sem jeito e percebe que não vale a pena usar esse artifício."
Documento que registra o posicionamento do profissional no mercado de trabalho, o currículo pode ter diferentes versões -tudo depende do cargo em disputa e do perfil da empresa contratante.
Algumas informações podem ser irrelevantes para uma oferta de trabalho e, portanto, dispensáveis. Exemplo: mencionar um curso técnico em eletrônica quando o cargo pretendido é de gerente de vendas em uma empresa de cosméticos.
Nos últimos anos, executivos passaram a enviar às empresas currículos resumidos, com duas ou três páginas. Deixam para apresentar um material mais completo (``portfolio") nas entrevistas.
(DCM)

Texto Anterior: O CAMINHO DO CURRÍCULO
Próximo Texto: Franceses põem currículo em rótulo de vinho
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.