São Paulo, domingo, 21 de maio de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Academia está em expansão

MAURO TAGLIAFERRI
DO ENVIADO À CALIFÓRNIA

Jiu-jitsu à parte, a invencibilidade dos Gracie reflete-se também no patrimônio da família. Só a academia dos irmãos Rorion e Royce movimenta, anualmente, em torno de US$ 1,5 milhão.
Além dos cerca de 300 alunos, que pagam US$ 20 por cada aula de uma hora de duração, a Gracie Jiu-jitsu Academy, em Torrance (EUA), tem um forte departamento de marketing.
Fitas de vídeo, camisetas, bonés, agasalhos esportivos, quimonos e pôsteres com o logotipo da academia são vendidos diariamente. As encomendas chegam de todo os EUA e do exterior.
Dentro de duas semanas, a academia passará a ocupar também o segundo andar do edifício em que está sediada.
``Temos muita demanda. Estamos jogando alunos fora porque não temos mais espaço", contou Royce Gracie.
Por isso, os irmãos constroem um ringue de tatame de cerca de 25 metros quadrados, capaz de comportar 30 alunos de uma só vez.
Os negócios dos Gracie na Califórnia datam de dez anos atrás, quando Rorion chamou o irmão Royce para ajudá-lo numa academia que montara em sua garagem.
Na época, Rorion fazia pontas em filmes. Participou de seriados de TV como ``Casal 20" e ``A Ilha da Fantasia". Fez também a coreografia das lutas da trilogia ``Máquina Mortífera".
No Brasil, Hélio Gracie, o patriarca da família, mantém uma academia de jiu-jitsu em Botafogo (RJ).
(MT)

Texto Anterior: Brasileiro conquista os EUA 'na porrada'
Próximo Texto: Para clã, lutar é 'obrigação divina'
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.