São Paulo, domingo, 21 de maio de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Físico faz "milagres" em Alagoas

ÁLVARO PEREIRA JÚNIOR
DO NOTÍCIAS POPULARES

Físico faz ``milagres" em Alagoas
Uma espécie de cavaleiro solitário da ciência brasileira aparece na honrosa 31ª posição do ranking dos mais citados. É Enaldo Sarmento, do Departamento de Física da Universidade Federal de Alagoas. Ele produziu 46 trabalhos, que geraram 462 citações.
Sarmento, 48, disse que sempre teve ``muita curiosidade" de saber como era a repercussão internacional de seu trabalho, mas não conseguia porque a Federal de Alagoas não assina o ``Citation Index", revista que compila as citações científicas mundiais.
Como é tradição na física brasileira, Sarmento driblou a falta de equipamentos dedicando-se à física teórica. Estuda magnetismo.
Apesar da parca tradição científica da universidade onde pesquisa e leciona, Sarmento disse que nunca se sentiu isolado, pela estreita colaboração que mantém com a Universidade Federal de Pernambuco, elogiada por ele como ``instituição irmã".
Os físicos de Alagoas também fazem trabalhos em conjunto com as universidades de Nagóia (Japão), Sheffield e Essex (Grã-Bretanha) e outras.
(APJ)

Texto Anterior: Professores da Escola Paulista de Medicina são os que mais produzem
Próximo Texto: Pesquisa com aplicação domina Federal do RS
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.