São Paulo, domingo, 21 de maio de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Equipe da USP em Piracicaba cria método de análise química

BILL SOUZA
DA FOLHA SUDESTE

Quatro dos 170 pesquisadores mais citados do país trabalham no laboratório de química analítica do Cena (Centro de Energia Nuclear na Agricultura) da USP, campus de Piracicaba (a 170 km a noroeste de São Paulo). São eles: Elias Ayres Zagatto, 46, Francisco José Krug, 47, Boaventura Freire dos Reis, 55, e Antônio Octávio Jacintho, 56.
Uma das pesquisas mais importantes do grupo foi a elaboração de um processo de automatização de análise química, conhecido pela sigla FIA (Análise Por Injeção em Fluxo).
O FIA permite uma maior eficiência e rapidez nas pesquisas em comparação aos métodos convencionais. Com o processo, pode-se fazer 150 análises em um hora, contra cem em um dia pelo método tradicional.
``O FIA também reduz o uso de reagentes, evita contaminações e simplifica o trabalho dentro do laboratório", afirma Krug.
Segundo ele, uma das aplicações do processo é verificar se a água produzida por uma estação de tratamento de água de um município atende aos padrões de qualidade para o consumo.
O atual chefe do grupo, Boaventura Freire, disse que o novo método é utilizado em vários centros de pesquisas do país e exterior em trabalhos de interesse ambiental, agronômico e industrial.
O laboratório de química analítica foi criado em 1974. Um dos fundadores, Henrique Bergamin, 63, aposentado que ainda desenvolve pesquisas com o grupo, disse que a primeira pesquisa surgiu da necessidade em se analisar a qualidade do feijão produzido na época no Brasil.

Texto Anterior: Trabalho da Química da USP tem a maior repercussão fora do país
Próximo Texto: Laboratórios da UFRJ parecem 'batcavernas'
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.