São Paulo, domingo, 21 de maio de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

SATISFAÇÃO; CASAL; DERROCADA

SATISFAÇÃO
O professor e ministro da Saúde, Adib Jatene, 65, disse que ficou ``satisfeitíssimo" com sua colocação em 105º lugar. Ele diz, porém, que o período do levantamento coincide com a época em que passou a se dedicar menos à pesquisa. Desde que se formou como médico pela USP, em 1953, Jatene foi autor ou co-autor de cerca de 700 artigos científicos.

CASAL
José Osvaldo Previato, 45, é o 166º da lista. Sua mulher, Lúcia Mendonça Previato, 45, chega na frente: é a 130ª colocada. Os dois se conheceram no segundo ano de faculdade, ao se olharam através dos vidros dos laboratórios em que estagiavam. O doutorado de ambos foi na UFRJ. O pós, também juntos, foi no Canadá e EUA. Hoje, chefiam os laboratórios de Microbiologia da UFRJ, os mesmos em que se viram pela primeira vez.

DERROCADA
Após 20 anos de pesquisas custeadas por organizações americanas, Luiz Carlos Junqueira, 73, da Medicina da USP, passou a receber apoio só de institutos brasileiros. ``Foi uma derrocada geral. Aqui, o que vale não é o mérito, é a política", diz o 115º colocado da lista, responsável pelo primeiro curso de pós-graduação em biologia celular do país, nos anos 50. Continua pesquisando e produzindo artigos para os EUA.

Texto Anterior: SEXTO; SÉTIMO; OITAVO; NONO; DÉCIMO
Próximo Texto: Critérios são polêmicos
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.