São Paulo, domingo, 21 de maio de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

imagem da liga vendeu U$ 1 bi

MÁRIO MAGALHÃES

O cronograma de disseminação do futebol no Japão teve como ano decisivo 1993, quando a J-League, liga profissional de futebol, fez seu primeiro grande campeonato. Os números são atordoantes.
A J-League licencia milhares de produtos. Só em 1993, o faturamento dos produtos com imagem da liga superou US$ 1 bilhão. Uma loja com produtos licenciados pela J-League, na cidade de Kobe, vendeu US$ 600 mil num mês.
Também em 93, 70 milhões de japoneses viram pela TV a exclusão de sua seleção nacional nas eliminatórias para a Copa do Mundo de 94.
Hoje, há 14 equipes no campeonato da J-League. Cada uma pode escalar três estrangeiros. Quase todas têm brasileiros. O Kashima tem Jorginho, Leonardo e Carlos Alberto Santos. O Yomiuri, Alcindo, Bismark e Luís Carlos Pereira. Os executivos chamam de Conexão Brasil a presença de brasileiros. Todo mês contratam atletas para a liga e a segunda divisão.

Texto Anterior: gol no Oriente
Próximo Texto: Victoria faz a diferença
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.