São Paulo, segunda-feira, 22 de maio de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Confira o quanto você conhece sobre a história do punk no mundo

DA REPORTAGEM LOCAL

Conhecer o punk rock exige muita cultura. Afinal, são quase 20 anos de movimento. E, de lá para cá, as coisas não pararam de acontecer.
Antes do punk se firmar na Inglaterra, um movimento musical já sacudia os EUA e influenciava o underground londrino: a famosa cena de Nova York.
Após os acontecimentos de 76 e 77, o punk se espalhou por todo mundo e deu origem a outros ritmos musicais, como o hardcore e o chamado pós-punk (de bandas como U2, por exemplo).
Em 82, o punk chegou com força ao Brasil, principalmente a São Paulo. Bandas como Cólera, Garotos Podres e Ratos de Porão fazem sucesso e facções do movimento aparecem no ABC e na periferia de São Paulo.
Agora, em plena década de 90, bandas como o Green Day e o Off Spring tocam em rádios comerciais e entram com força nas paradas da MTV.
O movimento tem uma ideologia própria, que prega a anarquia. Um visual próprio, os famosos cabelos estilo moicano, as roupas rasgadas e os alfinetes.
Isso sem falar nas facções. Só para citar algumas paulistas, existem os Anarcopunks, o movimento Oi! e vários outros.
Os punks mais radicais têm mania de descobrir ``traidores do movimento". Pessoas que não estão agindo muito de acordo com as``regras do punk"'.
Quem são os traidores? Isso e outras coisas você só vai descobrir fazendo o ``teste punk" ao lado.

Texto Anterior: Todo mundo é o Beavis quando o assunto é mulher
Próximo Texto: VÔO PILOTO
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.