São Paulo, terça-feira, 23 de maio de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Sindicalista pede ajuda financeira

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

Os sindicatos filiados à CUT (Central Única dos Trabalhadores) foram orientados a depositar contribuições na conta bancária da FUP (Federação Única dos Petroleiros) para sustentar a greve da categoria.
O diretor da FUP, Humberto Campos, disse que os petroleiros estão se preparando para manter a paralisação até ser definido um acordo salarial com o governo.
Segundo Campos, o presidente da CUT, Vicente Paulo da Silva, recomendou aos 1.300 sindicatos da CUT a colaboração financeira para sustentar os grevistas.
No pagamento do dia 25, os trabalhadores terão os dias parados descontados pela Petrobrás.
Ontem, o comando de greve avaliou que a paralisação pode durar ainda muitos dias. ``O governo tem ficado de certa forma imparcial em relação à greve. Fernando Henrique Cardoso não está disposto à chegar a um acordo".
Congresso
O líder do PFL na Câmara, Inocêncio Oliveira (PE), disse ontem que o governo poderá negociar com os petroleiros uma compensação para o desconto dos dias parados -mas só se a categoria decidir parar a greve.
A compensação, segundo o deputado, poderia ser feita com o pagamento de horas extras aos trabalhadores. ``Seria bom, inclusive, para a Petrobrás refazer seus estoques", argumentou.
A sugestão do deputado é mais uma sinalização do governo de que aceita negociações com os grevistas, desde que eles voltem ao trabalho. ``Voltando, eles abrem todos os canais de negociação", enfatizou Inocêncio.
Os líderes do governo reafirmam que nada será discutido enquanto continuar a paralisação.

Texto Anterior: Metalúrgicos e telefônicos fazem paralisação de apoio
Próximo Texto: SP tem a pior situação de abastecimento
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.