São Paulo, terça-feira, 23 de maio de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Petista vai para a cúpula da polícia do Rio

FERNANDA DA ESCÓSSIA
DA SUCURSAL DO RIO

O delegado Hélio Luz, ligado ao PT fluminense, assumirá um cargo na cúpula da Secretaria da Segurança Pública do Rio.
O governador Marcello Alencar confirmou ontem a indicação do delegado, mas não quis dizer qual será o seu cargo.
Segundo Alencar, Luz assumirá um dos principais postos da Polícia Civil, provavelmente algum que o torne responsável por investigações de corrupção dentro da própria polícia.
O delegado participou da elaboração do plano de segurança do candidato do PT ao governo do Rio na última eleição, Jorge Bittar. Hélio Luz não é filiado ao PT, segundo informou o diretório regional do partido.
No início do governo Leonel Brizola (1991), o delegado foi titular do DGPB (Departamento Geral de Policiamento da Baixada) e iniciou o combate aos grupos de extermínio da Baixada Fluminense.
O atual secretário da Segurança do Rio é o general Nilton Cerqueira, da "linha-dura" do Exército.
O governador Marcello Alencar disse que não via "antagonismo ideológico" entre o perfil do delegado e o de seu governo.
"Estes que se escondem atrás de uma aparente postura ideológica, escondem exatamente o seu atraso ou a sua vontade de se servir e não de servir às instituições", afirmou o governador.
Alencar disse que está sendo discutida uma forma de "melhor aproveitamento" para Hélio Luz, que hoje é titular da delegacia de Sumidouro (a 200 km do Rio).
O vereador Jorge Bittar (PT-RJ) disse que não iria fazer nenhuma "condenação política" à indicação de Hélio Luz, porque ele não é filiado ao PT.
"Eu tenho uma avaliação negativa sobre a história do general Cerqueira, mas tenho certeza de que Hélio Luz só aceitará o cargo se puder discutir uma proposta de trabalho contra a violência e o crime", afirmou.
A secretaria da Segurança informou que vai suspender as blitze da polícia nas ruas do Rio. Às vezes, criminosos costumam fazer falsas blitze, usando os coletes policiais.
Cerqueira anunciou ontem o nome do coronel da reserva da Polícia Militar Helmo Dias como seu subsecretário operacional.

Texto Anterior: O estilo Rambo e a polícia
Próximo Texto: 'Achei que era uma conversa'
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.