São Paulo, quarta-feira, 24 de maio de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Fornecimento de gás é crítico em SP

MARCOS CÉZARI
DA REPORTAGEM LOCAL

O abastecimento de gás natural encanado na cidade de São Paulo está em ``níveis críticos", segundo nota distribuída ontem pela Comgás (Companhia de Gás de São Paulo).
A empresa está recebendo apenas 600 mil metros cúbicos por dia da Petrobrás, ou seja, cerca de 22% do volume fornecido antes do início da greve, que era de 2,7 milhões de metros/dia.
Esse volume é suficiente apenas para o abastecimento de ``residências e estabelecimentos comerciais e industriais onde o uso do gás natural é rigorosamente essencial", diz a nota da empresa.
Isso significa que se o fornecimento cair abaixo de 600 mil metros pode faltar gás para consumidores que não têm outra opção de combustível.
Segundo Aristides Monteiro, superintendente comercial da Comgás, estes somam 145 mil residências e 3.000 estabelecimentos comerciais, que consomem 20% do gás encanado.
A Comgás abastece também 300 empresas, que consomem 80% do gás natural distribuído em São Paulo. Destas, 160 estão sem receber nada, diz Monteiro (eram cem na segunda-feira), pois são grandes empresas que têm fontes energéticas alternativas.
Outras 40 estão recebendo gás apenas para manutenção dos equipamentos. As demais cem, cujo consumo não chega a 4% do total, recebem normalmente.
O abastecimento de gás de botijão continua precário na cidade de São Paulo. O produto vem para Utinga (armazenadora localizada em Santo André) diretamente de navios ancorados em Santos. De lá, segue em carretas para as engarrafadoras.
O volume está entre 40% e 50% do normal, ou seja, entre 56 mil e 70 mil botijões -o consumo diário na cidade de São Paulo é de 140 mil botijões.

Onde comprar gás de botijão: Ultragaz (av. Presidente Wilson, 4.221, Ipiranga, tel. 273-0011, e av. Alberto Soares Sampaio, Mauá, tel. 450-6000) e Copagaz (av. Berna, 269, Santo Amaro, tel. 548-0522).

Texto Anterior: Falta de gás pára indústria
Próximo Texto: Abastecimento pode ter colapso
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.