São Paulo, quarta-feira, 24 de maio de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FHC é responsável por impasse, diz Lula

DA FOLHA ABCD; DA REPORTAGEM LOCAL

O presidente nacional do PT, Luiz Inácio Lula da Silva, disse ontem, durante visita à Ford, em São Bernardo, que o atual impasse na greve dos petroleiros foi causado pela intransigência do governo em negociar com os trabalhadores.
Lula afirmou que a pauta de reivindicações dos petroleiros está pronta desde dezembro, mas que não houve "vontade política do governo FHC de impedir a greve.
"Só posso lamentar a insensatez de um governo que não quer dar aos trabalhadores um aumento que custaria aos seus cofres US$ 14 milhões por mês, enquanto a greve dá prejuízos de US$ 20 milhões ao dia, disse Lula.
Ele também afirmou que os petroleiros estão apenas cobrando do atual governo um acordo já acertado pelo governo anterior.
O presidente nacional do PT se referiu a um acordo, firmado em 94 entre petroleiros e governo, assinado pelo então ministro das Minas e Energia, Delcídio Gomes. O acordo prevê reposição das perdas salariais de setembro de 94 a abril de 95, equivalentes a 26,63%.
``Governo que se diz democrático senta e negocia. O fim da greve depende só de um gesto de FHC. É hora de humildade", disse Lula.
O presidente do PT rebateu a idéia, difundida no Planalto, de que o governo ficará refém em futuras greves em estatais, caso faça agora concessões aos petroleiros.
Para ele, a greve se tornou política por culpa de FHC. Do ponto de visto econômico, avaliou Lula, a greve já não interessa a ninguém.

Texto Anterior: Recessão escorchante
Próximo Texto: Quatro categorias param no Rio
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.