São Paulo, quarta-feira, 24 de maio de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Serviço da OAB recebe denúncias por telefone

DA REPORTAGEM LOCAL

O Serviço de Advocacia da Criança foi criado em 88 pela OAB (Ordem dos Advogados do Brasil), a partir de um decreto do então governador Orestes Quércia.
Na época, foi firmado um convênio entre a OAB e as secretarias do Menor e da Justiça para a criação do SAC (sigla do serviço).
Para denunciar violência contra crianças e adolescentes ao SAC, basta ligar para (011) 239-0411. Segundo Lia Junqueira, 57, coordenadora do SAC desde 92, a ligação pode ser a cobrar. O denunciante não precisa se identificar.
Ao receber uma denúncia, o SAC checa as informações. Se forem procedentes, é aberto um processo, que pode ser encaminhado à Justiça. Atualmente há 1.700 processos em andamento no SAC.
Em dezembro último, o então governador Luiz Antônio Fleury Filho assinou decreto que torna o SAC referência em relação à violência contra a criança.
O SAC firmou convênio com a Secretaria da Criança, da Família e do Bem-Estar Social. Estão sendo oferecidos atendimento psicológico e serviço social às vítimas e às famílias. Cerca de 5.000 crianças estão em atendimento no SAC.

Texto Anterior: Maioria das agressões a crianças é feita por pais
Próximo Texto: Preconceito cria dificuldades
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.