São Paulo, quarta-feira, 24 de maio de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Salários até 3 mínimos terá correção

VALDO CRUZ
SECRETÁRIO DE REDAÇÃO DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

Erramos: 26/05/95
Na edição de anteontem, título da pág. 2-1 ( Dinheiro) saiu com um erro. O título correto é "Salário de até 3 mínimos terá correção".
Salários até 3 mínimos terá correção
As lideranças do governo no Congresso estão propondo a criação de uma política salarial para os trabalhadores que recebem até três salários mínimos -R$ 300. Acima deste patamar, valeria a livre negociação.
Esta seria uma fórmula intermediária entre as duas propostas em estudo pela equipe econômica: a desindexação total dos salários -fim do reajuste automático pela inflação passada- e a adoção de uma regra de transição.
A tese da desindexação total é defendida pelo presidente do Banco Central, Pérsio Arida. A regra de transição, com um mecanismo de reajuste para todas as faixas salariais, pelos ministros Pedro Malan (Fazenda) e Paulo Paiva (Trabalho).
Ainda não há uma decisão final do presidente Fernando Henrique Cardoso sobre o assunto, mas a tese da livre negociação está ganhando espaço.
A criação de uma política salarial para os salários mais baixos tem como objetivo principal evitar que a oposição dentro do Congresso acabe aprovando uma fórmula prejudicial ao Plano Real.
A proposta conta com a simpatia do Ministério do Trabalho, porque protegeria as categorias menos organizadas -que não têm poder de negociação- e criaria uma referência para a Justiça do Trabalho.

Texto Anterior: Justiça acata denúncia contra o presidente da Philip Morris
Próximo Texto: Arida anuncia queda de juro e redução de compulsório
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.