São Paulo, quarta-feira, 24 de maio de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

XPTO protagoniza superprodução

PEDRO ALEXANDRE SANCHES
DA REDAÇÃO

O Teatro Municipal de São Paulo abriga em junho uma superprodução que reúne o grupo teatral XPTO, a Orquestra Experimental de Repertório e o Coral Paulistano, num total de cerca de 170 pessoas em cena.
O espetáculo ``Aquelarre 2000 - La Luna" tem concepção de Osvaldo Gabrielli, argentino radicado no Brasil há 15 anos.
Gabrielli é o diretor do XPTO, grupo formado em 1984 com a proposta de integrar linguagens diferentes como teatro, dança, música, teatro de bonecos e animação.
Encerra uma trilogia iniciada com ``Kronos" (1987) e ``Babel Bum" (1994). Desta vez, o tema é a virada da era de Peixes para a de Aquário, no fim do milênio.
``Nosso objetivo é refletir de forma poética a virada do século, como num conto de fadas, numa lenda", diz Gabrielli.
Para o diretor, a chegada do século 21 representa ``a saída das polarizações do cristianismo, típicas da era de Peixes, para a integração da era de Aquário".
``Quero fazer algo poético, mágico, um estímulo mais para sonhar que para pensar", diz.
Para tanto, estarão presentes elementos marcantes das montagens do XPTO, como as intervenções musicais de Beto Firmino e os figurinos bem-humorados, manufaturados pelo próprio grupo.
Tem papel central entre os personagens da nova montagem um grupo de bruxas. ``Aquelarre", segundo Gabrielli, é um termo espanhol, que significa ``conciliábulo de bruxas".
``Quero tirar das bruxas o teor negativo, satânico, e mostrá-las como sacerdotisas da liberdade", diz Gabrielli.
O diretor diz ter medo da reação da facção mais religiosa do público -em uma das cenas, humanos adoram galinhas como deuses.
``Mas sinto necessidade de cada vez mais encaixar o XPTO em algo mais radical", diz.
Ele continua: ``Acho uma monstruosidade ver emissoras de TV sendo usadas por igrejas para combater as culturas afro-brasileiras. Tudo de bacana que o Brasil tem é originário da negritude."
Novidades
``Aquelarre" acrescenta também novos elementos à estética XPTO. A música, em grande parte, será conduzida pela Orquestra Experimental de Repertório, conduzida pelo maestro Jamil Maluf.
O repertório inclui obras de Béla Bártok, Mozart e do baiano Lindemberg Cardoso. Somam-se à orquestra as vozes do Coral Paulistano, sob regência de Samuel Kerr.
``O trabalho do XPTO se encaixa perfeitamente em nossa filosofia de trabalho", diz Maluf. Foi dele a idéia inicial de juntar num só espetáculo a orquestra e o grupo teatral.
``Aquelarre" será mostrado em apenas três dias em São Paulo. É o primeiro espetáculo do projeto ``Orloff Spirit", que vai realizar vários eventos culturais.

Espetáculo: Aquelarre 2000 - La Luna
Com: XPTO, Orquestra Experimental de Repertório e Coral Paulistano
Onde: Teatro Municipal de São Paulo (pça. Ramos de Azevedo, s/n, tel. 011/223-3022)
Quando: 7 e 10 de junho, às 20h30, e 11 de junho, às 17h
Quanto: R$ 1,00 a R$ 5,00

Texto Anterior: Debate sobre Zumbi revela preconceitos
Próximo Texto: Exposição relembra o concretismo de Sacilotto
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.