São Paulo, quarta-feira, 24 de maio de 1995
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A vida no futuro multimídia

BILL GATES
ESPECIAL PARA A FOLHA

Pergunta - Em sua opinião, como a multimídia vai afetar a vida cotidiana? (Stephane Prolongeau, França)
Resposta - De muitas formas. Por exemplo, o barateamento do sistema de videoconferência vai permitir que as pessoas conversem cara a cara com amigos, parentes e colegas em todo o mundo. As comunicações à longa distância serão muito mais pessoais e isso ajudará as pessoas a manter e a enriquecer seus relacionamentos.
Assim que a televisão tiver capacidade de ser interativa, as pessoas poderão sintonizar qualquer programa atual ou reprise ou filme no instante em que quiserem. Você vai ver notícias de Milão, assistir ao primeiro episódio da série ``Jornada nas Estrelas" ou rever a transmissão da caminhada de Neil Armstrong na Lua.
Programas de televisão que hoje somente sobrevivem porque não enfrentam concorrência em sua faixa de horário poderão desaparecer -porque cada programa estará concorrendo, ao mesmo tempo, com todos os outros programas existentes.
Será mais fácil escolher produtos e serviços à medida que informações detalhadas sobre concorrentes estejam disponíveis on line. Se você estiver comprando ingressos para um show, sua televisão (ou seu monitor) mostrará a exata localização de suas cadeiras e qual é a visão que você terá a partir delas.
Se estiver comprando plantas para sua casa, você terá acesso a uma listagem com todas as opções disponíveis em viveiros de toda a cidade, com informações detalhadas sobre cada espécie.
Os benefícios da multimídia talvez sejam mais significativos no campo da educação, quer na sala de aula, quer no local de trabalho ou em casa. A multimídia promete trazer informações de muitas maneiras, satisfazendo as necessidades de diversos tipos de estudantes. O objetivo, e eu acredito que ele será alcançado, de modo geral, é tornar a educação extremamente acessível.
Hoje em dia todo mundo escreve e lê documentos em papel, como memorandos, cartas e livros. Amanhã, as pessoas comuns serão tanto consumidoras quanto criadoras de multimídia.
As crianças vão fazer trabalhos multimídia a partir de fontes interativas. As famílias vão montar álbuns de fotografia multimídia para os parentes. No tempo devido, milhões de pessoas estarão produzindo documentos multimídia na superinfovia, esperando atrair público -leitores e ouvintes.
Estamos bem no início da revolução da multimídia interativa, o que torna essa nossa época emocionante.

Pergunta - O que uma empresa deve fazer para obter retorno de seus consumidores? (vários leitores)
Resposta - Quando se trata de obter retorno, nenhuma iniciativa é demais.
No negócio de programas, por exemplo, o pessoal que projeta e cria os produtos precisa descobrir sistematicamente o que os consumidores estão dizendo. Uma maneira de fazer isso é atender os telefonemas dos consumidores que ligam com reclamações ou, às vezes, até com elogios.
É vital promover grande número de eventos nos quais os criadores dos produtos se misturem aos funcionários envolvidos no atendimento ao consumidor, ou até mesmo aos próprios consumidores. Quer dizer, é preciso sair e falar a grupos de consumidores.
Toda vez que sai publicada uma resenha sobre um produto da Microsoft, circula na empresa uma comunicação ou correio eletrônico com os pontos mais importantes da crítica e sugestões sobre como podemos melhorar. Se a resenha trata do produto de um concorrente, buscamos entender como igualar ou aperfeiçoar as características das quais o resenhista gostou.
Você pode achar que uns poucos mecanismos-chaves de captação de retorno, operados de maneira conjunta, são suficientes. Mas não é assim que funciona. Você precisa pôr em prática todas as coisas espertas que conseguir imaginar, e ainda mais.

Pergunta - Quem são seus heróis, e como o influenciaram? (Saba Nadesan, Reino Unido)
Resposta - Admiro muita gente. No meu caso, o que saboreio no sucesso é o fato de que ele me permite conhecer, falar com pessoas com as quais posso aprender.
Aprendi muito trabalhando com gente como Andy Grove, da Intel, e Ken Olsen, fundador da Digital Equipment Corporation (Dec).
Jack Welch, o presidente da General Eletric, é uma pessoa que me impressiona. Leio tudo o que posso sobre suas atividades. Infelizmente, quando nos conhecemos, em um encontro, acabamos não conversando muito.
Sou muito amigo do investidor Warren Buffet. Aprendi um bocado com ele, apesar de nossas carreiras serem bastante diferentes.
Uma pessoa que não conheci foi Richard Feynman, o prêmio Nobel de Física. Seu livro ``Surely You're Joking, Mr. Feynman" (O sr. Deve Estar Brincando, Sr. Feynman) é um de meus favoritos.
Tenho em vídeo conferências de Feynman sobre Física, dadas em Cornell décadas atrás. São as melhores conferências que já vi sobre qualquer assunto. Ele transmite seu entusiasmo e sua clareza com energia e grande capacidade de persuasão.
Estive para conhecer Feynman em 1988, mas acabou não sendo possível e ele morreu. Lamento ter perdido essa oportunidade.

Pergunta - Sou músico amador e muitas vezes fico frustrado porque a melhor loja de partituras de minha cidade não consegue fazer estoque de partituras de música erudita esotérica. Com a tecnologia atualmente disponível, todas as músicas publicadas até hoje poderiam ser disponibilizadas on line para consulta (ou mesmo para se ouvir) por acesso remoto, na loja ou mesmo em casa. A partitura desejada poderia ser impressa quase instantaneamente, em impressora de grande porte, em papel de alta qualidade, paginada e encadernada. Existe alguém pensando nisso? (Daniel Silver, de Castlemaine, Victoria, Austrália).
Resposta - Sim, existem empresas desenvolvendo essa idéia. Espero que alguma delas consiga porque eu gostaria de ter um sistema desses em casa. Digitando algumas palavras de uma canção, sua partitura apareceria.
Isso certamente será desenvolvido na próxima década. Este é um excelente exemplo de como a informação, hoje difícil de obter (no caso, as partituras), será mais acessível quando a superinfovia estiver em funcionamento.

Cartas para Bill Gates, datilografadas em inglês, devem ser enviadas à Folha, caderno Informática -al. Barão de Limeira, 425, 4º andar, CEP 01202-900, São Paulo, SP- ou pelo fax (011) 223-1644. A correspondência também pode ser enviada diretamente a Bill Gates no endereço eletrônico askbill microsoft.com.

Tradução de LUCIA BOLDRINI.

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