São Paulo, quinta-feira, 25 de maio de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Petrobrás recupera 50% da capacidade

FERNANDA DA ESCÓSSIA; ROBERTO MACHADO
DA SUCURSAL DO RIO

Petrobrás recupera 50% da capacidade
O presidente da Petrobrás, Joel Rennó, disse que a partir de hoje -23º dia da greve dos petroleiros- a empresa recupera 50% de sua capacidade diária de refino de petróleo.
Com oito refinarias e uma fábrica de asfalto funcionando total ou parcialmente, a Petrobrás espera conseguir refinar 750 mil barris de petróleo por dia.
Segundo Rennó, a recuperação do refino se deve à ocupação, pelo Exército, de quatro refinarias paralisadas. Até anteontem, o refino era de 180 mil barris/dia. Ontem, o refino foi de 440 mil barris por dia, 30% do normal.
Cerca de mil soldados ocuparam ontem de madrugada a Replan (Refinaria do Planalto), Recap (Refinaria de Capuava), a Revap (Refinaria do Vale do Paraíba), no estado de São Paulo, e a Repar (Refinaria Presidente Getúlio Vargas), no Paraná.
Rennó disse que a ocupação aconteceu "por motivo de segurança" e que não havia previsão de ocupação nas refinarias de Duque de Caxias (RJ) e Cubatão (SP), as únicas que, segundo a Petrobrás, continuam paradas.
Rennó disse que a Revap e a Recap voltaram a operar com capacidade parcial ontem à noite. A Replan e a Repar estavam sendo preparadas para voltar ao funcionamento hoje de manhã.
Ele disse que as reservas de combustíveis vão durar "por mais alguns dias" -não especificou quantos- e que o Brasil vai continuar importando derivados de petróleo, como gasolina, óleo e gás.
Segundo Rennó, não haverá racionamento. Até agora, a Petrobrás já perdeu com a greve cerca de US$ 300 milhões, incluindo custos adicionais da compra de derivados de petrolíferos.
"Espero que os petroleiros voltem ao trabalho, para que possamos conversar. Não queremos confronto. Mas se eles não voltarem não há negociação".
Segundo nota divulgada ontem a noite pela Petrobrás, o abastecimento das regiões sudeste, centro-oeste e sul ainda não foi normalizado. As distribuidoras estão recebendo 60% das cotas de gás de cozinha, gasolina e diesel.
Hoje 10.300 funcionários da Petrobrás no país receberão os contracheques em branco, com o desconto pelos dias parados. Segundo a Petrobrás, 34,5 mil dos 47 mil petroleiros já voltaram ao trabalho.
A bacia de Campos, no Rio de Janeiro, está fornecendo diariamente 600 mil metros cúbicos de gás para abastecimento de São Paulo. Segundo a Petrobrás, o Estado consome cerca de 2,2 milhões de metros cúbicos por dia, mais de 35% da produção.
A Aepet (Associação dos Engenheiros da Petrobrás) divulgou nota ontem criticando a ocupação militar nas refinarias.
Segundo a nota, a ocupação militar das refinarias foi uma imposição do senador Antonio Carlos Magalhães (PFL-BA) e configurou "que o poder está sendo exercido de fato pelo referido senador e seu partido".

Texto Anterior: Exército pode fazer mais ocupações
Próximo Texto: `Se eu tiver que atirar, vou atirar'
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.