São Paulo, quinta-feira, 25 de maio de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PF pede inquérito para apurar fraude em registro de jornalistas

DA SUCURSAL DO RIO

O delegado da Polícia Federal Luis Carlos da Silva, que investiga denúncias de irregularidades em registros profissionais concedidos pelo Sindicato dos Jornalistas do Rio, decidiu ontem pedir a abertura de inquérito policial.
A decisão sobre a abertura de inquérito será do coordenador regional Jairo Kullmann.
Segundo as denúncias, registros foram concedidos irregularmente para favorecer pedidos de anistia política e aposentadoria excepcional para jornalistas.
Anteontem, o presidente da Fenaj (Federação Nacional dos Jornalistas), Américo Antunes, disse ter achado ``fortes indícios de irregularidades" em três registros.
São os do presidente e do vice-presidente do sindicato, Paulo César Rodrigues e Antonio Carlos dos Santos, e da irmã de Rodrigues, Sonia Maria Rodrigues Mota. Treze dos 36 jornalistas anistiados a pedido do sindicato já recebem aposentadorias excepcionais, entre eles Santos e Rodrigues.
O presidente Fernando Henrique Cardoso pediu a revisão das anistias e mudança da estrutura da Comissão de Anistia do Ministério do Trabalho, que julga os pedidos. Rodrigues disse que a denúncia tem motivo político. Haverá eleição no sindicato em 18 de julho.

Texto Anterior: Ciro diz que juros altos prejudicam as reformas
Próximo Texto: SAE busca aval do Congresso para o Sivam
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.