São Paulo, quinta-feira, 25 de maio de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Receita convocará dirigentes de empresas

LILIANA LAVORATTI
DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

A Receita Federal vai convocar, no próximo mês, 118 dirigentes de empresas omissos em relação à entrega de suas próprias declarações do IR (Imposto de Renda) -ou seja, na condição de contribuintes pessoas físicas.
Esses executivos devem pelo menos uma declaração do Imposto de Renda nos últimos cinco anos e são responsáveis por 3.000 empresas, o que equivale a uma média de 25 para cada um.
Esta convocação dará início à ``Operação Dança com Lobos", que vai intimar, até o final do ano, 500 mil executivos que aparecem como principais acionistas ou diretores nos contratos sociais de 900 mil empresas.
A maioria das empresas dirigidas pelos executivos omissos em relação ao IR da pessoa física existe para vender notas frias (que justificam despesas inexistentes e fraudam o fisco, permitindo o pagamento de menos IR).
Com a operação, o secretário da Receita, Everardo Maciel, inaugura uma fiscalização mais sistemática dos contribuintes não-assalariados -principalmente esses executivos, cuja remuneração é composta por comissões.
Ao contrário dos assalariados omissos -facilmente identificados pela declaração do Imposto de Renda retido na fonte, documento emitido pelas empresas-, os não-assalariados que não declaram IR nem chegam a ser considerados inadimplentes pelo fisco.
A operação também vai fiscalizar as empresas para as quais os executivos trabalham.
O sistema de informações desenvolvido pela Receita especialmente para a operação permitirá a identificação de impostos atrasados ou sonegados pelas 900 mil empresas dirigidas pelos 500 mil executivos a serem fiscalizados.
Um terceiro objetivo é eliminar milhares de empresas fantasmas do CGC (Cadastro Geral de Contribuintes).
A operação estava pronta para ser lançada no início deste ano, mas foi adiada devido à falta de auditores fiscais nas delegacias para intimar os executivos omissos.

Texto Anterior: Os municípios e o futuro do ICMS
Próximo Texto: Saiba como declarar saldo de conta corrente
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.